TV AMOR E VIDA - OMEBE

Watch live streaming video from tvamorevida at livestream.com

Idosos




Projeto Bom Samaritano





Projeto Amor e Vida para pessoas idosas


MISSÃO

Dar  abrigo  ao  idoso  desamparado.  Proporcionar  aos  residentes  um  ambiente  de  zelo  e humanismo. Promover  ações  externas visando atendimentos médicos, terapêuticos e sociais.

PÚBLICO-ALVO

Idosos acima de 60 anos, com perfil de carência  sócio-econômica  e  sem  apoio  familiar, visando ao acolhimento de caráter social. Promoção de ações externas e ambulatoriais visando o atendimento médico, fisioterapeutico, psicológico, de artesanato e social a idosos de baixa renda, mas com estrutura familiar intacta.

AÇÕES DESENVOLVIDAS


a)  Acolhimento  em  regime  de  abrigo,  sob  o acompanhamento  permanente  de  equipe multidisciplinar e de apoio;
b) Acompanhamento  social  individual  permanente em sintonia com a estrutura de assistência social das Prefeituras locais;
c) Atendimentos gratuitos de assistência à saúde (médica,  psicológica, fisioterápica  e  social) nos Ambulatórios  do SASE  de Realengo  – Projeto Renascer;
d) Atividades laborterápicas através do Artesanato de Corte e Costura;
e) Parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social da Cidade do Rio de Janeiro no acolhimento a idosos em situação de indigência social



A Associação Amor e Vida mantém três unidades destinadas a acolhimento de pessoas idosas: uma no município de Paty de Alferes, RJ e duas no Município do Rio de Janeiro (em Realengo e em Santa Cruz),com capacidade para acolhimento geral de 265 pessoas.


NOSSO LAR DE PATY DE ALFERES, RJ 

Paty do Alferes é uma cidade serrana, a 120 km da capital. É neste lugar tranqüilo, cercado de área verde  e  de  clima  privilegiado  que  está  instalado o Nosso Lar.

Com capacidade para 65 idosos carentes é a única entidade de caráter filantrópico de acolhimento de pessoas idosas nesse município do Estado do Rio de Janeiro.

Situado à Rua Joaquim Alves Louzada, 692. Conta com ambulatório médico-social, no centro da cidade. Tem uma média/ano de atendimento diário, superior a 14.000. Atuando na cidade desde 1965, não só vem oferecendo dignidade aos  idosos, como vem  também,  recebendo o carinho dos mesmos, de toda a cidade, bem como o reconhecimento dos administradores públicos. O Nosso Lar de Paty de Alferes se alegra em poder constatar que a missão almejada e proposta, há tantos anos, vem sendo atingida, e que é:

“Dar abrigo ao  idoso desamparado. Proporcionar aos residentes um ambiente de zelo e companheirismo.  Promover  ações  externas  visando  atendimento médico, terapêutico e social”.

NOSSO LAR PARA IDOSOS EM SANTA CRUZ 

Localizado na Estrada de Sepetiba, nº 952, em Santa Cruz, na região oeste carioca, numa área de 30.000 m², próximo ao Lar da Criança, com capacidade para 100 idosos, em edifício de quatro andares e em meio a uma linda área verde, o “Nosso Lar” presta atendimento em parceria com a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, no acolhimento de idosos em situação de risco social e de rua. O Abrigo,  que  iniciou  suas  atividades  desde  1999, já acolheu centenas de idosos (idade acima de 60 anos),  oferecendo  abrigo  digno,  alimentação  de qualidade e assistência através de uma bem preparada equipe multidisciplinar.

ABRIGO AMAI-VOS UNS AOS OUTROS PARA IDOSOS 

Localizado  no  subúrbio  carioca  de Realengo, na Avenida Brasil, nº 30.000, numa área de 10.000 metros quadrados, com edifício principal e vários chalés espalhados em meio a uma linda área ajardinada, o Abrigo Amai-vos Uns aos Outros dispõe de uma capacidade para 100 pessoas. Está situa do na mesma área da Administração Nacional do SASE,  do Auditório  Pavilhão  da Mulher  Cristã e  da  Capela  da  Porta Aberta.  Presta  assistência médico geriátrica, psicológica, social e espiritual desde  1959. Atendido  pela  Policlínica  SASE  de Realengo,  também  realiza  atividades  voltadas  a pacientes externos por meio de um grupo de voluntários  intitulado  “Grupo  da  Terceira  Idade”Diariamente o Abrigo  recebe visita de grupos de jovens  e  senhoras  –  de  todas  as  denominações evangélicas – que prestam solidariedade, carinho e afeto aos idosos.

Desta forma, vem se cumprindo com excelência a missão de “Dar abrigo ao idoso desamparado Proporcionar aos residentes um ambiente de zelo e companheirismo. Promover ações externas visando atendimento médico, terapêutico e social”, garantindo, assim, dignidade e bem-estar aos muitos idosos do Rio de Janeiro.

PROJETO RENASCER 

 Projeto  iniciado  há  cinco  anos,  se  destina  ao atendimento  de  idosos  com  seqüelas  de  AVC Isquêmico e Hemorrágico e de TCE.   É formado por  grupo  multidisciplinar  com  profissionais  das  áreas  de  serviço  social,  fonoaudióloga, psicologia, fisioterapia  e médica. O objetivo é a melhoria da qualidade de vida e a ressignificação  biopsicossocial.  O índice de aproveitamento tem sido excepcional, com a  média  de  atendimento semanal de 50 pessoas.